Oito pontos do seu carro que deve rever no verão

Compartilhar nas redes sociais:

Evite avarias e aproveite ao máximo o bom tempo com o seu veículo.

Ah, o verão! Todo o ano suspiramos pela sua chegada e é um facto que já está ao virar da esquina. Dias de sol, temperaturas agradáveis… para muitos é a melhor época do ano e o que é verdade é que razões não lhes faltam.

Este ambiente tão agradável convida a pegar no carro para fazer excursões e explorar trajetos. Mas para poder fazê-lo com toda a comodidade e evitar sobressaltos em forma de avarias, convém que controle o funcionamento correto de certos componentes. Pneus vazios ou ar condicionado que não funciona podem transformar qualquer grande plano num pesadelo.

Felizmente algumas partes do seu automóvel requerem manutenções muito simples e isto poderá ajudá-lo a evitar problemas.

Quer tirar o máximo rendimento do seu verão? Certifique-se de que o seu veículo funciona em ótimas condições.

Caso se pergunte quais os componentes do seu veículo que convém verificar antes de viajar no verão, esta lista simples ajudá-lo-á a certificar-se de que está pronto para partir:

1. O óleo do motor
Este é um dos elementos mais básicos (e importantes) da manutenção. O óleo é essencial para manter um funcionamento correto do motor. No verão, a temperatura ambiente é mais alta do que o habitual. Se, além disso, conduzir durante muito tempo pelo facto de percorrer trajetos longos, o motor do seu carro será mais suscetível de sobreaquecimento. E já sabe que o lubrificante o ajuda a ter este problema sob controlo.

2. Limpa-para-brisas
As partículas finas de pó e sujidade que se acumulam no para-brisas são um companheiro constante nos quentes meses de verão. Convém que evite que dificultem a sua visibilidade. Para tal, as escovas limpas-para-brisas devem desempenhar corretamente a sua função. Se as borrachas estiverem gastas, necessitará de as substituir. Além disso, convém que limpe o para-brisas por dentro e por fora antes do verão e que tenha o depósito de líquido lava-para-brisas sempre cheio.

3. Ar condicionado
Ligue-o antes de partir, para se certificar de que o mesmo funciona corretamente. É possível que não o tenha ativado desde o verão passado e que, se existir alguma avaria, esta lhe tenha passado desapercebida. Substitua o filtro de ar e de pólen para se certificar de que o ar dentro do seu carro está limpo e fresco, especialmente se sofrer de alergias.

4. Os pneus
Examine as bandas de rodagem dos pneus, isto é, a parte que entra em contacto com o solo e que tem o desenho. Procure sinais de desgaste ou inchaços e, se for necessário, substitua os que estiverem gastos ou rode-os para garantir um desgaste uniforme. Verifique também regularmente a pressão do ar. Tenha em conta que a temperatura pode oscilar entre o dia e a noite: isto pode provocar uma perda de pressão que desembocará num maior consumo de combustível.

5. Líquido de refrigeração do motor
Leve o seu carro à oficina e peça ao técnico que verifique o nível do líquido de refrigeração. Se for necessário, encha-o. Tal como referimos, para o motor é mais difícil manter uma temperatura ótima de funcionamento durante os meses de verão.

6. Correias e mangueiras do motor
Na oficina também podem verificar o estado das correias e mangueiras do seu veículo. Mais concretamente, inspecionarão estes elementos para procurar gretas, fugas e inchaços. O calor do verão pode piorar estes problemas se já existiam, o que pode acabar em avaria. Lembre-se: é melhor resolver os problemas antes que eles surjam.

7. Bateria
Certifique-se de que a sua bateria também se encontra em bom estado, sobretudo depois dos esforços significativos a que costuma ser submetida no inverno. Deve fazer o mesmo se o seu carro tiver estado parado durante muito tempo, dado que se pode ter descarregado.

8. Faróis
Verifique se os seus faróis estão opacos e se todas as luzes funcionam corretamente. Substitua as lâmpadas queimadas e limpe os faróis que possam estar sujos ou apresentem alguma opacidade.

Todos estes são passos muito simples que o podem ajudar a reduzir a possibilidade de sofrer uma avaria. Lembre-se de que, se for você a substituir o lubrificante do seu veículo, deve escolher sempre óleos de qualidade comprovada e adequados ao motor do automóvel. E não se esqueça de aproveitar o verão ao máximo.

Partilhe nas redes sociais:

1+
Compartilhar nas redes sociais:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.